segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ALBUFEIRA

UM POUCO DE HISTÓRIA:
A cidade localiza-se ao sul de Portugal, na região do Algarve. Seu nome inicial era Baltum (isso quando foi ocupada pelos romanos). Durante a época de ocupação romana muitas construções foram feitas, mas restam apenas resquícios. Posteriormente, os mouros invadiram a região e trocaram seu nome para “Al-Buhera” que quer dizer algo como pequeno lago. Muito do desenvolvimento da região remonta a esta época, inclusive as construções atuais possuem muitos traços da arquitetura moura. Os mouros estiveram presente na região por volta de cinco séculos, e durante o reinado de D. Afonso III (em 1249) os cristãos conseguiram expulsá-los definitivamente com a ajuda dos Cavaleiros da Ordem de Santiago.
Muitos desastres naturais aconteceram na região e afetaram a cidade, entre eles o um dos mais trágicos foi o terremoto de novembro de 1755 que acabou culminando em um maremoto cujas ondas invadiram a parte baixa da vila onde apenas 27 construções ficaram em pé. A reconstrução da cidade seguiu em passos lentos. No ano de 1833 a cidade sofreu com uma nova tragédia, um incêndio que gerou mais destruição.
Desde então a cidade passou a se reconstruir novamente, formando-se como uma vila de pescadores, e a atividade pesqueira foi a principal fonte de renda para seus moradores até a década de 1960 quando o turismo passou a ser o “carro-chefe” da economia local, e Albufeira passou a ser um dos principais destinos de férias de vários europeus, ganhando fama internacional.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Torre do relógio: parte de um prédio utilizado como prisão até o século XIX. É o ponto mais alto da cidade.
- Igrejas: você pode conhecer as inúmeras igrejas da cidade.
- Museu municipal de arqueologia: onde é possível observar peças relacionadas com a história da cidade desde os tempos pré-históricos.
- Praias: as praias são o ponto forte da cidade, e na minha opinião, o que mais vale a pena conhecer.


- Rua d´Oura: localiza-se a 2km de Albufeira. É um local para se frequentar a noite, pois possui uma vida noturna muito badalada, cheia de bares e restaurantes. Lá você encontrará muitos turistas de todos os cantos do mundo.
- Praia dos pescadores: a dica é ir tanto de dia quanto a noite. Apesar de não ser tão badalada quando a rua D´Oura, é uma boa pedida para se passear a noite, lá você encontrará muitos bares e restaurantes também. Além de possuir um local para patinação. 


INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- Já foi considerado por sites especializados como o local com as mais belas praias do Algarve.
- Ficamos hospedados no Resort Santa Eulália. É um resort 5 estrelas. Se tiver a chance e grana, super recomendo! Ele possui uma saída direta para uma praia privada. A praia é muito bonita, com uma costa rochosa, mas é impossível entrar na água de tão gelada (e olha que era pleno verão e eu estava derretendo de calor).
- As casas branquinhas fazem por alguns momentos você pensar que está na Grécia.
- Acesse o site a seguir e confira imagens das praias: http://www.albufeira.com/praias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário