quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CAMBADOS

UM POUCO DE HISTÓRIA:
É uma cidade cuja história está ligada à pescaria. Um pequeno município de cerca de 15 mil habitantes, localizado no litoral da Galícia (noroeste da Espanha). As teorias sobre a origem e história da região são várias, mas o que se sabe ao certo é que os vestígios remontam ao século VI e V a.C. e que o povo fenício esteve por essa região há muitos e muitos anos, deixando como resquício de sua presença um farol chamado de Mirador Monte Lobeira. Além disso, a região também foi influenciada pelo Império Romano. Quando o povo árabe invadiu a Península Ibérica, chegou até Cambados, e após a expulsão deles pelo rei Alfonso I, a região pede proteção ao feudo do bispado de Tui. No século IX, Cambados foi invadida por povos normandos.
A cidade foi construída nas margens da Ría Arousa (Rías são os braços do mar, semelhante aos rios, e que adentram o continente). A história da região está muito ligada ao fornecimento de frutos do mar e peixes para a culinária que desde cedo atraiu os povos para lá.
Os reis católicos isentaram a cidade de pagar alguns impostos graças a sua ajuda para a conquista de Granada. Na época do colonialismo, o rei Felipe IV liberou os marinheiros da cidade de prestarem serviço na Armada Real para poderem defender a região de ataques piratas (realizados principalmente por corsário ingleses)

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Passeio de barco pelo Estuário de Arosa: eles explicam o processo de criação dos moluscos, há degustação de vinho, licor e mexilhão. Tudo ao som de muita música animada, e paisagens muito bonitas. A maioria dos barcos de passeio, possuem um fundo de vidro permitindo uma visão submarina, é sensacional! Durante o passeio é possível alimentar as gaivotas, que sobrevoam os barcos, muitas delas pegam o mexilhão em suas mãos. 


- Passeio pelo centro antigo: a cidade é muito bonita, e vale a pena conhecer um pouco de seu centro histórico, formado por casas baixas (máximo de dois andares) e construídas de pedra. Algumas casas apresentam ainda as paredes externas cobertas por conchas de vieiras, que serviam para isolar a umidade.
- Palácio de Fefiñanes: um palácio cuja construção foi iniciada em 1647 na praça San Benito. É todo feito em pedras e possui estilo renascentista. Seu nome é derivado de seu primeiro dono que foi Don Gonzalo Sarmiento Valladares, conhecido como Visconde de Fefiñanes.

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- A língua da Galícia, o galego, é muito fácil de entender. Parece muito com o português. Me senti em casa... ehehhe
- Os moluscos maiores (de conchas grandes e rosadas) são chamados de vieiras pelos galegos. Já os moluscos menores recebem o nome de zamburiña.

- A parte antiga da cidade faz parte do patrimônio histórico regional galego, cujas construções estão sendo restauradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário