quinta-feira, 10 de novembro de 2016

CEBREIRO

UM POUCO DE HISTÓRIA:
É uma pequena aldeia galega feita de pedra de origem pré-histórica. Alguns anos após o descobrimento da tumba do apóstolo Santiago foi fundado neste local uma hospedaria para dar abrigo aos peregrinos. Antes de sua fundação, em 863, era provavelmente um povoado de pessoas que viviam da pecuária. Em 1486, os reis católicos (Fernando e Isabel) foram até a cidade de Santiago de Compostela e na volta passaram por Cebreiro, onde ouviram o relato de um milagre que dizem ter acontecido ali. Conta a lenda que por volta de 1300 um homem que vivia em um povoado distante de Cebreiro, nunca deixava de ir até a região para rezar na Igreja de lá, porém um dia enfrentou uma grande tempestade e o monge que celebrava a missa somente para ele, perguntou por que ele havia ido lá apenas para ver um pedaço de pão e um pouco de vinho. Foi quando que o milagre se realizou e a hóstia e o vinho se transformaram em carne e sangue. Tanto o camponês quanto o monge em questão estão enterrados nessa mesma capela conhecida como Capela dos Milagres. Os reis católicos doaram para a aldeia uma redoma de cristal dentro da qual se conserva como relíquia o cálice no qual o dito milagre aconteceu.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Não há muito o que fazer e visitar na aldeia, uma vez que se trata de um ponto de parada para os peregrinos, a aldeia possui albergues e restaurantes.
- Igreja de Cebreiro: local de reza, frequentado por muitos peregrinos e relacionados à lenda acima descrita.


INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- Aproveite que a aldeia é cheia de peregrinos para conversar com eles e conhecer suas histórias. Eu, quando estive por lá, conversei com 3 franceses que estavam a caminho de Santiago, fazia 31 dias que estavam na estrada (26 caminhando e 5 descansando). Além da oportunidade de treinar o francês. São histórias incríveis que você pode ouvir.

- De todos os lugares que conheci, foi em Cebreiro que me senti em uma vila medieval. É tudo feito com uma simplicidade e tudo muito tranquilo. Uma palavra pra definir? I-N-C-R-Í-V-E-L

Nenhum comentário:

Postar um comentário