quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

MÉRTOLA

UM POUCO DE HISTÓRIA:
É uma pequena vila na região do Alentejo. Sua importância sempre esteve relacionada à sua localização privilegiada (ligação entre Portugal e Espanha, além de ficar à margem direita do rio Guadiana, que possui águas navegáveis até desembocar no mar) que fez da cidade um importante entreposto comercial, dependendo do comércio fluvial.
Durante muitos anos a terra foi ocupada pelos muçulmanos que deixaram uma herança muito forte que pode ser observada principalmente na arquitetura. Durante o domínio muçulmano (no século XI) a vila foi considerada capital de um pequeno emirado islâmico independente: a Taifa de Mértola. O povoamento efetivo e definitivo dessa região ocorreu no século XIII, porém ainda hoje a vila não conta com muitos habitantes (na época em que visitei, 2012, não passava de 12.000 habitantes.
Como já citado, a vila teve sua importância devido à sua localização, porém ela foi “esquecida” pelos portugueses a partir da época dos descobrimentos. Assim, entre os séculos XIX e XX sua principal atividade econômica passou a ser outra: a mineração. Hoje, a vila é considerada uma vila-museu e atrai muitas pessoas à região.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Castelo de Mértola: Sua construção data do século X, e controlava-se de lá a passagem pelo rio Guadiana. O castelo tem hoje uma importância histórica e cultural sendo considerado um Monumento Nacional. É possível andar sobre as muralhas do castelo (e observar o lindo rio Guadiana passando lá em baixo), visitar o calabouço e ainda se refrescar nas sombras de uma imensa oliveira que fica no interior do castelo. É o ponto alto da cidade!



- Igreja de Nossa Senhora da Anunciação: é a Igreja Matriz. No contexto das invasões muçulmanas foi construída uma mesquita no local em que hoje encontra-se essa igreja. Durante o século XIII (com a Reconquista) o local foi transformado em templo cristão, porém sua arquitetura é remanescente da cultura islâmica.


- Santuário de Nossa Senhora de Aracelis: Não cheguei a conhecer esse local, mas dizem que é uma pequena igreja que deve ser visitada.  
- Parque Natural do Vale do Guadiana: possui uma fauna muito variada e que chama a atenção dos visitantes. A paisagem é maravilhosa e vale conferir.
- Mina de São Domingos: A mina funcionou durante muito tempo como o grande forte econômico da vila, e hoje há vários passeios que o turista pode fazer para conhecê-la, ele pode optar pela: Rota Mina de São Domingos ou Rota do Minério (entre as minas de São Domingos e Pomarão). As reservas podem ser feitas antecipadamente pela internet ou por telefone. Também não cheguei a fazer o passeio por falta de tempo.

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:

- Dentro do Castelo há um brasão de armas, tirei uma foto para tentar descobrir seu significado, porém não encontrei nada. Se alguém souber, é só falar...... heheheh

Nenhum comentário:

Postar um comentário