quinta-feira, 13 de abril de 2017

TOMAR

UM POUCO DE HISTÓRIA:
A história dessa cidade está muito atrelada à Ordem dos Templários: criada no ano de 1119 para combater os infiéis e reconhecida pelo papa em 1128. Formada por quatro classes, seus membros eram considerados soldados cujo objetivo era defender a fé cristã e os lugares sagrados; eles deviam fazer votos de pobreza, castidade, obediência e lealdade a Deus. A Ordem admitia a participação de mulheres, porém elas não eram autorizadas ao combate. Em Portugal, os cavaleiros templários tiveram grande papel, principalmente na luta de Reconquista contra os mouros e é aí que começo a falar sobre a cidade de Tomar.
Com a expulsão dos mouros, essa região foi doada como um feudo à Ordem dos Templários. Em 1160 foi ordenada a construção de um Castelo/Convento (que é o principal ponto turístico da cidade) para abrigar os soldados templários. Após 30 anos a cidade foi cercada pelos mouros, porém os templários conseguiram defendê-la.
Durante o século XIV o rei Dom Dinis já sabendo que o papa queria acabar com a Ordem dos Templários conseguiu convencer o Vaticano a criar uma nova ordem religiosa, chamada de Ordem de Cristo para a qual foram transferidos todos os bens dos templários. Essa ordem religiosa era tão influente que a cruz da Ordem de Cristo era pintada em todas as embarcações que partiam de Portugal até 1514.
No século seguinte (XV) os judeus foram expulsos da Espanha e muitos se refugiaram em Tomar onde passaram a viver livremente e onde exerceram grande influência, principalmente sobre as atividades comerciais. Porém poucos anos depois, com a instalação do Tribunal da Inquisição na cidade, os judeus passaram a ser perseguidos e muitos fugiram da cidade. E a partir disso, a cidade foi perdendo um pouco de seu poder econômico.
Passados muitos anos, já no século XVIII, a cidade volta a ganhar força econômica devido às indústrias que se instalaram por lá, e eram indústrias dos mais variados setores. No século seguinte todas as ordens religiosas de Portugal foram extintas e assim o poder da Ordem de Cristo e sua influência na cidade teve fim.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Castelo / Convento de Cristo: Principal ponto turístico da cidade e parada OBRIGATÓRIA. Antigamente era habitado por cavaleiros templários. Foi fundado em 1160, e hoje é patrimônio da UNESCO. Sua arquitetura mistura diversos estilos. Ao entrar, passa-se pelo claustro e pela charola construída no século XII, sendo a parte mais antiga e que era usada como oratório dos templários. Este local reflete a riqueza da Ordem de Cristo (novo nome dos templários), pois em 1356 passou a ser sua sede. Não deixe de ver a famosa janela manuelina, o maior exemplo de arquitetura desse tipo que ilustra um naturalismo exótico e o uso de detalhes marítimos. É possível conhecer os dormitórios com suas portas pequenas, o refeitório com os bancos um de frente para o outro para não se darem as costas e a cozinha. Em frente ao castelo sempre tem algumas mulheres que ficam vendendo frutas típicas.








- Sinagoga: Considerada monumento nacional, ela foi construída entre os anos de 1430 e 1460. Trata-se da única sinagoga daquela época integralmente conservada em Portugal. Possui uma arquitetura simples mas que ao mesmo tempo demonstra a riqueza e prosperidade dos povos judeus que moravam na região.
- Pegões Aqueduto: Um dos principais aquedutos de Portugal foi construído entre os séculos XVI e XVII para levar água ao Convento de Cristo. Suas obras foram ordenadas pelo rei Filipe I. Já desativado, é possível percorrê-lo a pé por toda a sua parte superior. É considerado monumento nacional desde 1910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário