sexta-feira, 7 de julho de 2017

LUGO

UM POUCO DE HISTÓRIA:
Cidade localizada na região da Galiza, Espanha. Lugo possui origem celta (tendo sido inicialmente um povoado celta construído em homenagem ao deus Lug) e posteriormente romana (quando ocorreu a fundação de um acampamento militar romano na região). É da época romana a muralha que cerca o centro histórico da cidade.
Não fiquei sabendo detalhes sobre a história de Lugo, minha passagem por lá foi muito rápida. Hoje a cidade é um centro comercial e turístico.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Muralhas Romanas: Estão muito bem conservadas e rodeiam o centro histórico. Foi construída no século III a.C. e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (em 2000) e é a única muralha romana no mundo que foi conservada inteira (2,3 quilômetros).



- Catedral de Santa Maria de Lugo: Templo católico que possui mistura dos estilos românico, barroco e neoclássico. Abriga uma capela em estilo barroco: a Capela da Virgem dos Olhos Grandes (padroeira da cidade). Ela é construída em formato de uma cruz com três naves.





- Escultura em homenagem a Xosé Trapero Pardo e sua criação Pelúdez: Xosé Trapero foi um escritor e jornalista galego. Pelúdez é um personagem de história de jornal (originalmente criado no jornal El Progreso) que, junto com sua família, iam a Lugo todo ano para celebrar a festa de San Froilán (símbolo popular dessa cidade). Dessa forma, Pelúdez tornou-se um símbolo popular das festas de Lugo e ganhou essa estátua bem próxima às muralhas da cidade.
  
INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- Língua: na cidade predomina o idioma galego. E apesar de estar na Espanha, esse idioma é mais parecido com o português, o que facilita na hora de conseguir as informações. Achei bem interessante essa questão =) O galego (assim como outras línguas faladas na Espanha) foi proibido durante a ditadura de Francisco Franco e só voltou a ser utilizado oficialmente na década de 1970. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário